Votação da Lei da Presença das Doulas será esta semana em João Pessoa

Esta semana, será votado o Projeto de Lei Ordinária n° 907/2015, que busca garantir o acompanhamento de doulas às gestantes, mulheres em trabalho de parto e durante o pós-parto, em todos os estabelecimentos de saúde, públicos e privados, de João Pessoa.
A doula oferece suporte físico e emocional à mulher durante o Ciclo Gravídico Puerperal, sendo treinada para assistir o parto e auxiliar na diminuição do estresse, alivío sas dores, e aconselhando a mulher durante gestação e pós-parto, entre outras formas de tornar a experiência de dar à luz a mais confortável possível, sem, no entanto, substituir quaisquer profissionais de saúde. Nesse sentido, a presença dessa auxiliar do parto tem como consequência a diminuição do tempo de trabalho de parto e a redução no número de intervenções.

Tendo em vista as benéficies do trabalho das doulas, no ano de 2011 a Secretaria Extraordiária de Políticas Públicas para as Mulheres, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, inseriu a presença das doulas no Instituto Cândida Vargas, maternidade que recentemente completou 70 anos de funcionamento. De lá para cá, quatro cursos de formação de doulas voluntárias foram realizados.


A votação da Lei da Presença das Doulas, que tramita há mais de 06 meses, ocorrerá no dia 02 de setembro, às 09 horas, na Câmara Municipal de João Pessoa, aberta à população.
A aprovação do PL significaria um avanço na Humanização do Parto na Paraíba. As movimentações em prol da melhoria da saúde de gestantes, parturientes, puérperas e mulheres em situação de abortamento começam a ganhar impulso no Estado, e têm como finalidade a otimização no atendimento à saúde materna e neonatal, o que implica na melhoria da saúde da população em geral, já a curto e médio prazos.  

Página do evento no facebook: https://www.facebook.com/events/492539837573115/
Link para o Projeto de Lei na íntegra: http://177.200.32.195:9673/sapl/consultas/materia/materia_mostrar_proc?cod_materia=42019

Por Suelen Gil, estudante de Direito caída de paraquedas da luta pela Humanização do Parto na Paraíba.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

| Especial |

| Direitos Humanos |