Inicia-se o II Encontro de Estudantes Guineenses na UFPB




Aconteceu, nesta noite (23/09), a abertura do II Encontro de Estudantes Guineenses na UFPB. O evento reúne estudantes da Guiné-Bissau  da Universidade Federal da Paraíba e de outras universidades espalhadas pelo País. Estiveram representados na mesa de abertura tanto o meio institucional quanto grupos de estudos afro-brasileiros, como a PRAC (Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários), a PRAPE (Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante), o NEABI (Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-Brasileiros e Indígenas), entre outros. 


Antes do início da formação da mesa, ocorreram apresentações do Coral Universitário da UFPB e da Escola de Capoeira Negro Nagô, na busca por reconhecer as expressões culturais nacionais e sua natural relação com a África. Conexão esta que cresce e avança para o meio acadêmico brasileiro. Desde 1965, o Governo Federal mantém o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G). O projeto é regido, hoje, pelo Decreto-lei 7948/2013 e oferta, anualmente, vagas para que estudantes de fora possam adentrar em cursos de Instituições de Ensino Superior no Brasil. 
 
As atividades de abertura se encerraram com uma palestra do Prof. Élio Chaves Flores, vinculado à UFPB e especialista em História da África Contemporânea, sobre “Pan-africanismo e a Independência de Guiné-Bissau”. O evento vai até esta sexta-feira (25/09) e terá atividades ao longo dos dias como mesas redondas, oficinas de dança e apresentações culturais. Confira a programação:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

| Especial |

| Direitos Humanos |